Hoje, vamos comentar sobre um profissional exemplar, Carlos Brito.
Ouvimos falar sobre o Brito pela primeira vez na agência de publicidade da Margot Soliani, a Bridge. Uma agência que nasceu para atender a Ambev, e que contratou os serviços de consultoria da Madia.
Margot falava com emoção e esperanças sobre um jovem e talentoso estagiário da Ambev, Carlos Brito, que passou uns dias trabalhando na agência. Semanas atrás Brito pendurou as chuteiras, aposentou-se.
Depois de 15 anos na presidência da AbInbev, despediu-se da empresa no dia 30 de junho de 2021. Na saída concedeu longa entrevista à revista EXAME, ao Diretor de Redação, Lucas Amorim, e fez uma síntese de seus 32 anos na empresa. Nessa síntese lições fantásticas de alguém que vestiu a camisa, mergulhou de cabeça, e só voltou a superfície de comprometimento, empenho e dedicação, 32 anos depois. Vamos tentar organizar e sintetizar, com a licença do Lucas e do Brito, algumas das respostas em formato de lições. Vamos lá:
1 – Olhar para fora ‒ “Nós sempre montamos nossa empresa olhando para fora. Há muita gente lá fora e assim e quase sempre as melhores ideias encontram-se fora. Há 8 bilhões de pessoas tentando resolver problemas semelhantes aos nossos. Sempre visitamos muitas empresas e sempre tentamos comparar os talentos que estamos desenvolvendo com o que vemos lá fora. Essa sempre foi parte de nossa cultura. Somos muito modestos e sabemos que lá fora existem ideias muito boas… Certamente melhores que as nossas…”.
2 – Orgulho de ser Ambev ‒ “Orgulho-me de trabalhar numa companhia que vê as pessoas como única vantagem competitiva permanente. Orgulho-me de ter montado, junto com meus colegas, uma empresa em que nós resolvemos os problemas, nós corremos atrás das oportunidades, nós contratamos os talentos que vão ser melhores do que nós no futuro. Orgulho-me muito de ter princípios e não pegar atalhos… Queremos continuar a empresa para sempre. Assim, não tem jeito, temos que fazer as coisas do jeito certo, e do jeito difícil… Orgulho-me também de ser uma empresa eficaz na utilização dos recursos naturais… Arrependo-me de não ter ingressado na empresa cinco anos antes. Trabalhei em outras empresas muito bacanas, mas não eram tão espetaculares como a nossa…”.
3 – Inovação e Mudança ‒ “Chega um momento que a empresa fica tão grande que começa a resistir às mudanças. Construímos a empresa vendo nas mudanças oportunidades, e não ameaças. Como não somos perfeitos, em alguns mercados tentamos ir contra as tendências, contra algumas mudanças. Até que acordamos, abraçamos a tendência, e se revelou uma mega oportunidade de crescimento. Como a máquina é muito grande, criamos uma unidade específica, a ZX Ventures para as novas iniciativas. Uma equipe separada que só cuida de inovação. Quando os projetos são aprovados, voltam para a máquina e escalam. Foi lá que nasceu, por exemplo, o Zé Delivery…”.
4 – Futuro ‒ “Depois que sair quero dar uma desligada. Vou tentar ter um pouco mais de tempo para meus quatro filhos e uma esposa com quem estou casado há 30 anos… A única certeza é que qualquer decisão que eu venha a tomar tem que cumprir três requisitos. Quero continuar trabalhando com pessoas que eu admire, respeite e aprenda. Quero trabalhar com um grupo de pessoas que tenham valores iguais aos meus. E quero trabalhar num lugar onde eu seja sócio… Meu pai é médico, 89 anos, e só fechou o consultório dele quando completou 86. Assim tenho mais 25 anos pela frente…”.
5 – Admirável Mundo Novo ‒ “O principal continuará valendo. O consumo nunca vai ter a vida baseada ou na loja da esquina ou na marca grande. As ocasiões se fragmentam cada vez mais. Tem hora que você olha preço, e hora que você não olha. Tem hora que você quer qualidade, e hora que só quer quebrar um galho. Hora que quer online, hora que não quer. A Amazon comprou o Whole Foods porque viu que em nenhum momento o consumidor resolveria 100% das coisas online; tem hora que ele quer pegar, testar… O que mudou é que há mais tecnologia e que permite fazer coisas que não conseguíamos. A vida está muito mais prática, mas as necessidades seguem as mesmas. Por outro lado, a tecnologia faz com que você, se bobear, perca muito tempo com besteiras. Cria produtividade, mas produz distração. E os consumidores mais informados esperam das empresas não apenas produtos espetaculares, mas, e também, opinião…”.
Carlos Brito, uma marca para sempre na espetacular história da Ambev. Uma entrevista e matéria histórica, com ensinamentos espetaculares.
Parabéns Exame, parabéns Lucas, parabéns Brito.
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Sensacional Madia como sempre