Tenho certeza que não exista um único empresário e profissional, um único ser humano, que não saiba quão importante é dormir bem. O peso que se carrega por uma noite mal dormida. Mas, o dormir bem não depende exclusivamente de cada um de nós. É uma resultante de tudo o que acontece conosco no correr do dia da vida, e surpresas e tropeços pelo caminho.
De qualquer maneira, todos deveríamos investir o tempo necessário na busca de um dormir com um mínimo de qualidade. Os resultados em nossos desempenhos são imediatos.
No ano de 2010, a AHA – Associação Americana de Cardiologia – definiu o que viriam a ser as melhores referências para uma Simple Life, uma Vida de Qualidade. Mas não tratou do desafio do dormir bem.
No ano passado, ao divulgar as métricas da Simple Life devidamente atualizadas, incluiu o desafio do sono, tendo como base mais de 2.400 estudos científicos.
Nas versões anteriores eram sete os fatores decisivos para uma Simple Life: tabagismo, IMC alimentação, atividade física, nível de colesterol, glicose no sangue, IMC – Índice de Massa Corporal e Pressão Arterial.
Agora, são oito, e a oitava, 7h a 9h de sono por dia.
Comentando os resultados divulgados, o Dr. Luciano Drager, Cardiologista e integrante da SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia disse: “Precisamos reconhecer os distúrbios do sono e parar de falar que dormir é perder tempo…”. Reflexão decisiva e necessária para todos nós.
Dormir é ganhar tempo e garantir melhor performance e desempenho. Todos correndo atrás… Mas, que não é fácil, definitivamente não é…