Não tem jeito. Leva tempo, e muitas vezes é quase impossível, para empresas e empresários, conviverem e aceitarem uma nova realidade.
Ainda é comum assistirmos discussões infindáveis no plano de negócios que estão sendo atacados pelo digital 24X24 nos 12 meses do ano.
Como acontecia no passado, onde as pessoas brigavam no corpo a corpo, e, um dia assustaram-se com índios que venciam batalhas disparando flechas a distância.
Lemos no Estadão entrevista de Rolf Buddemeyer na seção Primeira Pessoa. Rolf comanda o conselho da tradicional e respeitada fabricante de roupas de cama, mesa e banho Buddemeyer. Rolf fala do desafio que é manter lojas nos shopping centers, muito especialmente em decorrência da devastação provocada pela pandemia. E anuncia os planos de sua empresa de ter mais lojas de rua.
Diz Rolf, “Vamos continuar ampliando nossa rede de lojas, mas substituindo unidades de shoppings por lojas de rua em função dos custos.
A correção do aluguel foi muito forte e, por mais que se negocie, é difícil para os shoppings abrirem mão do que se encontra nos contratos.
Hoje temos 14 lojas sendo 8 em shoppings. Das 8, vamos levar duas para as ruas.”
E Rolf justifica: “Ainda que o custo da operação na rua seja maior – tem de ter mais segurança, por exemplo –, corresponde a 35% do total de uma loja de shopping. É claro que a loja de rua demora mais tempo para fixar ponto.
Em shopping, em dois anos você está estabelecido. Na rua, são três ou quatro. O difícil da rua é achar o ponto, mas ainda vale a pena”.
Com total respeito, nós, consultores da Madia, discordamos.
Em primeiro lugar, e na entrevista, Rolf esqueceu-se dos chamados “índios”, o tal do comércio eletrônico, as vendas pela internet, que mereceriam alguma consideração e atenção maior pela empresa.
E, em segundo lugar, existem shoppings e shoppings e ruas e ruas, e o desafio é rigorosamente o mesmo. A qualidade da escolha do ponto – em shoppings ou em ruas.
O que importa não é o percentual de custo de uma loja em shopping ou na rua. É o resultado que deixa, independente do custo.