Muitos acreditam!

Nossa sensação, consultores da Madia, é tratar-se de um dos mais de milhares de eventos da chamada cauda longa. Negócios econômicos de pouca expressão e significado, mas que fazem muito barulho e entusiasmam os ingênuos de toda a ordem.

A Ikea, a empresa que reposicionou globalmente o business dos móveis, apostando no design e acessibilidade, anuncia ter aderido de coração e alma, de armas e bagagens o business dos reciclados, dos reformados, ou, como muitos chamam, do refurbishing business.

Desde a virada do milênio vem avançando na recompra dos móveis que vendeu a seus clientes. Recupera, e põe para circular, ou seja, vende de novo. E aí, quando a conversa começa, muitos e outros exemplos de importantes empresas que estão apostando na recuperação e revenda dos usados como business.

Repito, a Madia, consultoria, acha tudo muito bonito, simpático, socialmente responsável, mas negócio de nicho, de cauda longa, e que não deveria tirar a atenção das empresas de verdade. Mas… as tentações, as luzes, e, assim, Samsung e Apple reformando e revendendo smartphones, Gucci e Bottega Veneta, Grupo Kering, apostando na Vestiaire Collective, um mega brechó instalado e flutuando na digisfera.

Tudo muito bonito, tudo muito elogiável, mas, como business…

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