Com a chegada dos aplicativos, muitos, especialmente os de entrega de comida, parcela expressiva de bares, restaurantes, lanchonetes, “entregou a Deus!”.

Começa que nesse negócio de delivery não existem deuses, apenas ótimos aplicativos que complementam, com tecnologia e inovação, parte ou a quase totalidade do delivery. Mas, em hipótese alguma, jamais, qualquer empreendedor do território da alimentação, e de todas as demais formas de prestação de serviços, deveria, nem mesmo, considerar, a hipótese de delegar todo o relacionamento com sua base de clientes.

Poder, pode. Mas, vai se arrepender amargamente. E quando se der conta pode ser que não tenha mais tempo para resgatar o que lhe pertencia, sua clientela, que acabou se encantando com outros prestadores de serviços e foi embora. Muitos donos de restaurantes reconhecem o extraordinário valor e importância dos aplicativos, mas, dizem, delegar o relacionamento, “nem por dois cacetes, ou bengalinhas de pão”.

Passado o encantamento inicial, e caindo na realidade, os mais sensíveis e conscientes, cuidam de ter e aperfeiçoar, permanentemente, seus aplicativos próprios. Ou seja, trabalham com um iFOOD, mas, garantem e confiam no que lhes pertence e onde guardam ‒ a 7 chaves e 1000 carinhos – todos os seus clientes…

E depois que um cliente faz um primeiro pedido, correm atrás e tentam sensibilizá-lo, com educação, elegância e respeito, para que adotem, também, o aplicativo do restaurante, bar, lanchonete.

Em entrevista para Valor Econômico, Benny Goldenberg, administrador do La Guapa, diz, “O aplicativo é uma grande ferramenta de relacionamento que permite conhecer CPF por CPF “por dentro”, mergulhar fundo nos hábitos e comportamentos, e, inovar permanentemente…”.

Desde 2021, e além dos aplicativos clássicos e de mercado, tem seu aplicativo próprio que responde por 20% de todos os pedidos, e constituem, de verdade, o núcleo central da base de clientela. Nos aplicativos próprios das empresas do território de alimentação, o relacionamento, conhecimento, e personalização dos serviços alcança um grau impossível de ser igualado pelos chamados aplicativos universais, ou genéricos, tipo, iFOOD.

Algumas redes, que seguem trabalhando com os genéricos, também têm aplicativo próprio, como é o caso da IMC, leia-se KFC, Pizza Hut e Frango Assado. Hoje, para 99% dos donos de restaurantes, sobreviver sem os grandes aplicativos é uma e quase impossibilidade absoluta, mas ter um aplicativo próprio, essencial para a perenidade e prosperidade do negócio.

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