BUT – Business Trends
01/2021 – ABR2021
Síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios Brasil e mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. E sob mentoria do maior dos mestres, PETER FERDINAND DRUCKER.
1 – LASER E NÃO SOL Dentre os melhores exemplos das empresas vencedoras, as vantagens definitivas da especialização. Segundo alguns autores, empresas deveriam sempre referenciar-se mais no LASER do que no SOL. Dentre os exemplos da força da especialização da atualidade, a de um churrasqueiro. Que trocou a picanha, a linguiça, cupim, contrafilé, e demais carnes exclusivamente pela COSTELA. Virou o Dr. COSTELA. Seus milhares de clientes de hoje sabem que podem pedir ao CELSO FRIZON qualquer tipo de carne desde que seja exclusivamente e só COSTELA. Decolou, mais que merecidamente, com a pandemia. Desenvolveu tecnologia e know-how. Criou a costela assada e na brasa e ultracongelada. Preserva o aroma, maciez, suculência e, depois de meia hora em banho-maria é como se tivesse acabado de sair da churrasqueira. De 200 quilos por semana saltou para 2 toneladas em meses. Além de fornecer para casas e restaurantes, ainda fornece para 25 boutiques de carne da cidade de São Paulo, e segue abrindo novos restaurantes do Dr. Costela. Fez, 20 anos depois, o mesmo que o CHICO DO CARANGUEJO fez com o crustáceo. Ser laser é melhor do que tentar ser sol. |
2 – CONSOLIDAÇÃO NO TERRITÓRIO DO FAST-FOOD Com a pandemia, milhares de lojas fechadas e planos de expansão postergados. As melhores práticas e juízo recomendam, às sobreviventes, o fortalecimento do caixa.Em contrapartida, as oportunidades multiplicam-se. E nos próximos meses muitas empresas e marcas trocando de donos. Dentre os atentos às oportunidades, o BURGER KING: “Junto com todos os desafios que estamos enfrentando e decorrente da pandemia, vêm as oportunidades. É um momento de mercado em que haverá uma consolidação natural no número de players porque infelizmente nem todos conseguirão sobreviver por falta de caixa. Nos preparamos para esse momento, com uma captação de R$ 510 milhões…”, IURI MIRANDA, CEO BURGER KING BRASIL. |
3 – PERDA DE TEMPO GRUPO BIG briga na Justiça com VIA VAREJO alegando que, ao adotar um B grande em sua marca, procura confundir seus clientes. Os induzindo, por causa do B GRANDÃO, pensar que estão comprando do BIG quando de verdade estão comprando das CASAS BAHIA. As duas empresas aproveitariam melhor o tempo se atualizassem com sensibilidade, inteligência e qualidade suas marcas, ao invés de seguirem numa disputa patética. |
4 – NUBANK – 7 ANOS DE VIDA DEPOIS VALE MAIS QUE O BANCO DO BRASIL. NADA É IMPOSSÍVEL Segredo: esqueceu todos os demais territórios onde se digladiam centenas de fintechs e cerrou fogo no território dos cartões de crédito. Na mosca. Com apenas 7 anos de idade, recebeu dias atrás um aporte de US$ 400 milhões e hoje vale mais que o BANCO DO BRASIL, XP, STONE, BTG…Em suas últimas palestras e explicando o sucesso, o colombiano DAVID VÉLEZ, e sua sócia brasileira, CRISTINA JUNQUEIRA revelam a importância de se privilegiar sempre uma estratégia que valorize atalhos, e esqueça a rua principal. Que, via de regra, atrai e fica coalhada de concorrentes. No início, a dupla era desencorajada sistematicamente: “O que mais ouvi quando desembarquei no Brasil – diz VÉLEZ – foi que aqui não daria certo, os grandes bancos não iam deixar, e acima de tudo eu era gringo… Não foi o que aconteceu, todos foram muito cordiais e acolhedores – o sistema bancário, o Banco Central… Hoje sei que o brasileiro é talentoso e tudo o que temos que fazer sempre é desafiar as tais verdades definitivas…” |
5 – SHOPPINGS: TRANSIÇÃO INEVITÁVEL, INADIÁVEL, URGENTE Com a pandemia, o processo de disrupção nos sistemas de distribuição em todo o mundo escalou. Inclusive e especialmente no Brasil. Isso posto, e o mais rápido possível os SHOPPING CENTERS de hoje têm que acelerar o processo de migração.De SHOPPINGS, para LIVINGS CENTERS. Lugares para mais SER e ESTAR do que para COMPRAR. E já que são e estão, compram… |
6 – REINVENÇÃO DA BATATA No início de 1960, FREDRIC J. BAUR, profissional da PROCTER, reinventou a batata. Unidade e uniformidade na produção, tubo de papelão garantindo integridade ao produto. Batizou a conquista com o nome de uma rua da cidade sede da empresa, CINCINNATI, a PRINGLES AVENUE. Anos depois, e não obstante o sucesso, a importância econômica era irrelevante para a PROCTER e foi vendida para a KELLOGG’S. Os brasileiros tomaram contato com a PRINGLES quando amigos e parentes voltavam das viagens e traziam o tubo de presente. A KELLOGG’S DECIDIU nacionalizar a fabricação da PRINGLES no Brasil e passou a ser competitiva em termos de preço. Decidiu atormentar a PEPSI com sua RUFFLES.PRINGLES decidiu avançar e massacrar. Parceria na distribuição com a PANDURATA (BAUDUCCO), mudou sua estrutura de propaganda e comunicação, e denunciou a líder: “TUDO FICA MELHOR COM PRINGLES, O RESTO É UM SACO…”Vale a pena acompanhar essa briga. |
7 – UMA NOVA JUSTIÇA Silenciosamente, não tão rápido como se gostaria, mas não tão lento quase parando como se temia, vai nascendo uma nova justiça no Brasil. O mote é chegar-se em algum momento a uma JUSTIÇA 100% DIGITAL. Hoje já são 900 varas de justiça e 20 tribunais equipados para essa nova forma de trabalho. Audiências gravadas em áudio e vídeo e passando a integrar os processos. A caminho de uma JUSTIÇA SEM PAPÉIS. Chegaremos lá! |
8 – NO BRANDING NÃO EXISTE O DIREITO AO ESQUECIMENTO Nos primeiros meses do ano, a Justiça brasileira teve que se pronunciar sobre o tal do DIREITO DO ESQUECIMENTO. Famílias vítimas de uma tragédia décadas atrás e que viram essa tragédia ser trazida de volta por um programa da GLOBO. No território do BRANDING não existe o tal direito ao esquecimento. Diferente do que aconteceu no Brasil onde a ALLIANZ conseguiu patrocinar a arena do PALMEIRAS, não conseguiu nem mesmo começar a negociar com as duas novíssimas arenas da cidade de Nova York. A comunidade judaica movimentou-se e trouxe a tona o que a ALLIANZ andou fazendo com sucessivas e inequívocas manifestações de simpatia ao movimento nazista. No BRANDING, repetimos, não existe o tal do direito ao esquecimento. |
9 – O BAILE DA ILHA FISCAL DAS BIGTECHS VAI COMEÇAR No dia 9 de novembro de 1889, sábado, decidiu-se prestar uma homenagem aos oficiais do navio chileno ALMIRANTE COCHRANE. Um grande baile na ILHA FISCAL. Mal sabiam os convidados que seria o último baile da monarquia. Alguns dias depois, 15 de novembro, Proclamação da República. Chegou a hora da verdade da e para as BIGTECHS. O “Baile da Ilha Fiscal” delas acontecerá ainda na primeira metade desta década. Enquanto isso, despedem-se rachando de ganhar dinheiro. Em 2020, a AMAZON fez US$21,33 bi de lucro líquido; o GOOGLE (ALPHABET), US$40,51 bi; o “FEICE”, US$29,15 bi, MICROSOFT, US$44,28 bi; e a APPLE, US$57,4 bi. O maior festival de spin-offs vem ai. Os dias de “wine and roses” chegaram ao fim. |
10 – PADOCAS RESISTEM Não obstante as novas padarias, todas com sotaque francês, as padocas resistem. As tais das NOVAS PADARIAS invadiram as metrópoles brasileiras, em especial, SÃO PAULO. Dentre as mais aclamadas, PÃO, LE PAIN QUOTIDIEN, OFFICINA, MUNDO PÃO DE OLIVEIRA, FABRIQUE, TORRA CLARA, SANTO PÃO, PADARIA DO MANI, MR. BAKER, e por aí vai e segue. Defendendo as velhas e boas padocas, o fotógrafo e jornalista OTÁVIO VALE saiu em defesa das mesmas na FOLHA, com um texto intitulado “PADOCA RAIZ TEM BALCÃO DE FÓRMICA, RABO DE GALO E ABELHA NAS CAROLINAS…” |
Escreveu, “Se há um território confortável para mim, certamente é uma padoca. Mas padaria raiz, nada daqueles lugares que mais parecem shoppings e que têm setor de queijos importados, embutidos da Alsácia e cervejas da Cantuária. Deus me livre”. E, completa, “Padoca é lugar de rabo de galo e tremoço. Balcão de fórmica. Banco rangendo. E abelha sobrevoando o tecido de tule que protege carolinas e sonhos”. E valoriza muito especialmente aquelas que têm máquinas de café MONARCA, “com coroa cravada na tampa, brilhando, e uma fumaça saindo do banho-maria”. MENSAGEM DO MESTRE E sempre finalizamos com uma das milhares de lições de nosso adorado mestre e mentor PETER DRUCKER. Para hoje selecionamos o momento em que o mestre falava dos desafios das conquistas da longevidade. Dizia o mestre, “No século XIX, a maior necessidade financeira das pessoas era a de um seguro de vida para a proteção de suas famílias na hipótese de morte prematura. A maior necessidade das pessoas de hoje é a proteção contra a ameaça de viver demais. Assim o tal de SEGURO DE VIDA era, na verdade, um SEGURO DE MORTE. Já os fundos de pensão são o SEGURO DA VELHICE.” Aqui, uma pequena amostra do que coletamos e preparamos para vocês, queridos amigos e clientes neste mês de abril. Retornamos em maio. BUT – BUSINESS TRENDS é um trabalho de coleta e análise de dados e informações realizado de forma recorrente pela equipe de consultores do MADIAMUNDOMARKETING, e colocado à disposição dos clientes, parceiros e amigos da Madia. Mais informações: E-mail: madia@madiamundomarketing.com.br Telefones: (11) 3231-3998/ 2339 WhatsApp: (11) 98990-0346 |