Durante anos existia uma briga mais que saudável entre as melhores agências de publicidade do país, sempre de olho nos assuntos e acontecimentos de cada dia, em busca de uma bola pingando para marcar um gol de placa para um de seus clientes.
Normalmente a galera de criação chegava um pouco mais tarde, entre 10 e 11 horas, mas saia via de regra depois das nove e alguns pedaços de pizza. E a primeira coisa que fazia era correr os jornais em busca de uma bola pingando, de uma oportunidade.
Lembro-me bem quando um presidente dos Estados Unidos se referiu ao Brasil fazendo uma troca patética. Chamou nosso país de Bolívia. No dia seguinte os jornais estampavam um anúncio, assinado pela própria agência, a NovaAgência, e de autoria dos profissionais Carlos Chiesa e Hector Tortolano e em que e apenas com palavras, dizia, “O povo da Bolívia agradece o presidente do Canadá”.
Passaram-se décadas, e meses atrás o Brasil recebeu a visita do maior criativo da atualidade, Elon Musk. Lembrando que, e a maioria assim procede, Inovar é juntar duas ou mais coisas que já existem e produzir uma absolutamente nova. Já Criar é partir do zero, sem somas, produto exclusivo da imaginação. E nesse entendimento e sentido temos poucas pessoas com essa competência e virtude no mundo. E dentre essas, meu destaque disparado é para ele, Elon Musk.
Assim, e aproveitando a sua visita ao Brasil, uma construtora marcou um gol de letra, lembrando um dos diferenciais de seus empreendimentos. Em anúncio all type nos principais jornais, com uma pequena ilustração na parte de baixo mostrando um automóvel sendo reabastecido com uma bomba que tem na sua ponta uma tomada elétrica, dizendo,
A Patriani é a primeira construtora do Brasil a oferecer vaga para carro elétrico para todos os apartamentos.
Elon Musk, aproveite a sua visita ao Brasil e conheça os prédios da Patriani. “Todos prontos para receber um Tesla…”.
10, com louvor.
Saudades dos tempos dos anúncios de oportunidade.