Matéria na Veja de semanas atrás, e decorrente das monumentais conquistas dos últimos 20 anos, com a construção e domínio do Genoma Humano e de quase todas as demais espécies, anuncia a possibilidade de aqueles que viram partir, mais que emocionados, seus animais de estimação, os terem de volta mediante réplica, em tese, perfeita.
Dentre as empresas que nasceram e prosperam a partir das conquistas da genética, só possíveis pela criação do microchip e da disrupção tecnológica de onde decorrem a capacidade quase que infinita de se fazer pesquisas e processar dados e informações, pontua a ViaGen. E, como os consumidores de droga costumam dizer, é o que sua denominação sugere e diz, uma Viagem…
O que faz a ViaGen e outras empresas que oferecem semelhante serviço. Os cientistas dessas empresas coletam amostras do pet em vida, depois cultivam as células em laboratórios por meio de processos artificiais até que evoluem e convertem-se num embrião. Depois de algum tempo de gestação nasce uma cópia supostamente 100% igual ao pet que partiu.
Para clonar um cachorro a ViaGen pede 8 meses. Já gatos precisam de 12 meses… em tese, são mais inteligentes, e por isso, demoram mais para serem clonados… Ainda no início, e assim, tendo que suportar todos os custos das pesquisas, um pet clonado sai em torno de R$200 mil. Mais adiante, em 10 anos, menos de 10 mil… Isso posto, encaminhamo-nos para uma quase imortalidade do ser humano, e das demais espécies.
Dentre os dois caminhos possíveis, este agora revelado que é o da clonagem, e o outro, da medicina corretiva, que corrige os eventuais erros que a natureza comete, tornando as espécies imortais, me agrada muito mais a segunda alternativa.
Em nosso sentimento, Consultores do MadiaMundoMarketing, uma alternativa natural. A que acaba de ser anunciada, a clonagem, uma alternativa que, no mínimo, constrange e causa desconfortos éticos e emocionais.