No início dos anos 1970, por uma iniciativa de meu querido e saudoso amigo e gerente de propaganda do Itaú, Alfredo Rosa Borges, e com a aprovação de nosso também e mais que adorado chefe, Alex Cerqueira Leite Thiele, o Itaú passou a ocupar o relógio em cima do Conjunto Nacional, e de onde podia ser visto por toda a cidade. E que, numa primeira temporada, antes do Itaú, levava a marca da Willys. Willys Overland… “O Relógio do Itaú” era uma das referências da cidade de São Paulo…
Quando apresentamos o projeto para o Dr. Olavo Setubal, foi aprovado em 5 minutos. Disse o Dr. Olavo. “Nem precisa continuar… se queremos ser o líder, mais que na hora de fincarmos nossa bandeira no topo da Paulista…” E assim aconteceu. Pessoas voltando para suas casas, de diferentes pontos da cidade, e confirmando as horas no relógio do Itaú.
Por uma decisão patética e descabida, o Itaú foi obrigado a apagar e desmontar o relógio para não seguir recebendo pesadas multas por suposto desrespeito a polêmica Lei Cidade Limpa. Fevereiro, 2012. A cidade onde as pessoas veem, agora, 2024, as paredes brancas dos prédios, enquanto tropeçam e se arrebentam nas calçadas esburacadas…
Ou, por razões que a própria razão desconhece e a ignorância, prevalece, o Itaú foi obrigado a apagar o relógio, e desligar para sempre aquela que durante quase quatro décadas foi, repito, uma das mais emblemáticas marcas da cidade. Fevereiro, 2012.
Um dos símbolos da cidade apagado, repito novamente, pela ignorância e estupidez, para sempre.
Agora, e imagino nada a ver com o que vou dizer, a Dexco, dona dentre outras das marcas Deca e Duratex, e que tem como acionistas algumas das famílias que detém o controle do Itaú, passa a ocupar parte do térreo do mesmo e emblemático e legendário Conjunto Nacional. Projeto monumental de David Libeskind. Em minha opinião, um prédio simplesmente espetacular. Um dos “clímax” da arquitetura paulistana.
Assim, e na minha memória afetiva, o Itaú resgata a posição perdida, deixa o topo e passa a integrar a base, o coração do Conjunto Nacional. Num momento em que o Conjunto Nacional se encontra ferido e sangrando, pela perda da mais emblemática livraria da cidade, a Cultura.
Isso posto, e tirando meu sentimento e saudosismo e delírios, uma decisão irretocável da Dexco em se posicionar, num dos melhores Branded Content Analógico, num mundo que se digitaliza a cada segundo, e no espaço que melhor representa São Paulo.
Uma megaloja, pulsando todos os dias as marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, num investimento de R$50 milhões, e onde se encontrarão de forma recorrente arquitetos, engenheiros, designers, e nós, todos nós, que amamos esta cidade, e que passamos a quase totalidade de nossas vidas convivendo com produtos de extraordinária qualidade como os metais Deca, as válvulas Hydra, por exemplo. Válvulas essas que já eram dotadas de IA – Inteligência Analógica – e que só agora começamos a reconhecer e valorizar.
Parabéns Dexco. Um gol de placa. Não cicatriza de vez a ferida e a dor do Conjunto Nacional, mas atenua sensivelmente.
Finalmente o Branded Content Analógico da Melissa na Oscar Freire ganha uma nova manifestação com a mesma qualidade. E Se for vivo, e tiver a disciplina de renovação da Melissa, sensacional.
O MEQ– Marketing de Excepcional Qualidade em festa!