Estratégia de ocupar espaço do Grupo “Nós” segue avançando

No mês de agosto de 2020 o varejo brasileiro conheceu um novo player. O Grupo Nós, uma joint-venture entre a Raízen (leia-se licenciada da marca Shell), e a Femsa Comércio, empresa que lidera o comércio de conveniência e proximidade na América Latina.

Hoje, quatro anos, segue em sua estratégia de ocupar espaço.

Quando o negócio foi concretizado, a expectativa era de crescer rápido, mas não tão rápido dada a dificuldade de encontrar os melhores pontos pequenos pelos principais bairros e ruas das melhores cidades. Precisava do fator sorte. E esse fator manifestou-se, pandemia, liberando e tornando acessível milhares de muitos dos melhores pontos dessas cidades. E assim, o Nós cresceu, prosperou, e acelera mais do que o previsto no início. A senha do sucesso é ocupar espaço.

Em seu manifesto de decolagem o “Nós” deixava mais que claras as suas intenções, “O Grupo Nós nasce com a responsabilidade de liderar o mercado brasileiro de conveniência e proximidade e ser reconhecido como a rede mais confiável do mercado, se tornando uma forte marca empregadora com potencial de gerar milhares de empregos. Vamos entregar conveniência, agilidade e rapidez, qualidades que resultam em um item valioso: o tempo”.

Além de ser competente e eficaz, todos os negócios não podem abrir mão da sorte, ou, ventos a favor. Enquanto o “Nós” cresce, prospera, avança, o grupo varejista espanhol, Dia, deixa o Brasil depois de amargar centenas de milhões de dólares de prejuízo. Elegeu um modelo errado – que quando chegou poucos se deram conta disso – midi supermercados apostando em acessibilidade pelo preço, localização, abrindo mão de marcas e variedades –, ignorando o crescimento brutal do delivery, e outras manifestações semelhantes de fracasso, como um Barateiro, comprado pelo Pão de Açúcar, convertido em Compre Bem, e que também naufragou. Todo o grupo foi colocado à venda pelo valor simbólico de 100 Euros, mais dívidas.

É isso, amigos, o Grupo Nós segue acelerando.

O alvo deste semestre é o Vale do Paraíba onde sua marca de rua, Oxxo, pretende abrir 30 lojas. Essa nova rede começou por Campinas em dezembro de 2020, hoje já são mais de 500 lojas, em 17 cidades no Estado de São Paulo.

Neste momento do mundo e das grandes e principais cidades, em que o fator tempo é mais que decisivo, o Nós, através de suas lojas nos postos Shell, e Oxxo, nas ruas, posiciona-se para conquistar parcela significativa do mercado de proximidade em nosso país.

O planejamento e a execução até agora têm sido irretocáveis, mas, um pouco de sorte sempre facilita, ajuda e acelera.

Se Deus ajuda quem cedo madruga, a sorte está do lado dos que planejam com sensibilidade e precisão.

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