Mesmo tendo sido planejado e construído antes, a 20ª loja da rede St. Marche, que consumiu R$ 7 milhões de investimentos, a do Shopping Villa-Lobos na cidade de São Paulo, juntou o que investidores e acionistas aprenderam mais e melhor nos últimos anos, e a partir da convivência e do cruzamento de duas instituições: supermercados, e centros urbanos modernos de alimentação e trabalho.
Assim nascem as novas lojas do St. Marche, um híbrido de St. Marche, mais padocas, mais Eataly, contemplando as multiplas expectativas de uma mesma pessoa.
Enquanto empresário ou profissional, enquanto família, enquanto ser individual e social a busca de uma ilha de alimentação, descanso e reflexão.
O que os atuais shopping centers, todos, serão amanhã. Apenas que, e ao invés de uma ilha, um arquipélago. Com dezenas de ilhas na mesma direção da nova loja do St. Marche.
Tendo como benchmark mais antigo as ilhas urbanas, as lojas do Starbucks, enquanto comportamento das pessoas, e mais recente, as lojas da Whole Food Markets, a nova proposta do St. Marche promete ser um híbrido das duas, e sinalizando como esse tipo de negócio deverá se posicionar até o final da década.
A nova loja – vale a pena conferir no Villa-Lobos – tem mesas com espaço para descanso, leitura, reuniões de trabalho, padaria com café da manhã, e restaurantes com pizzas, saladas, sanduíches mais comidinhas rápidas e comida japonesa.
A nova loja do St. Marche insere-se num movimento irreversível de locais de venda e de consumo e que migrarão muito rapidamente, para o conceito de… Living. Lembra, o mundo é live, e as pessoas, o tempo todo, living…
Os tradicionais shoppings, como temos comentado com vocês, migrarão para living centers, assim como manifestações como as do St. Marche, são living spaces, ou, living Stores.
Lembram Lavoisier, há mais de 220 anos, “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma…”. A tal da metamorfose…
É disso que estamos testemunhando e falando. A transformação começou… A lagarta shopping vai transformando-se em borboleta living…
Dormem shopping centers, e acordam na manhã seguinte como living centers. Todos acompanhando, entusiasmados, a metamorfose…