No tempo em que os homens valiam alguma coisa

Teve um tempo, e seguindo o evangelho de São Paulo que os padres adoravam ler em voz alta nos casamentos, que, “A esposa não é dona de seu próprio corpo, pois ele pertence a seu marido…” e sempre responsabilizado primeiro a mulher também dizia, “A esposa não deve se separar de seu marido; porém, se separar, que não se case outra vez, ou então que faça as pazes com seu marido…”.

Esse tempo acabou, mas não faz muito tempo.

Durante anos ‒ duas décadas – uma Marca cresceu, vicejou, prosperou, tendo como posicionamento desejos e expectativas que os homens tinham em relação às mulheres. Depois de um sucesso monumental pegando as mulheres de surpresa, agora tenta sobreviver posicionando-se e respeitando o que as mulheres verdadeiramente desejam. Victoria´s Secret, próxima da decadência e da ruína, tenta sobreviver, reinventando-se, e matando definitivamente suas Angels.

Aquelas mulheres ou modelos impossíveis: magras, quase esqueléticas, brancas, cabelos lisos, e, supostamente, gostosas… No ano de 2020 a operação Victoria´s Secret na Inglaterra acionou o pedido de proteção contra credores. E, em seguida, fechou 250 lojas.

Assim, adeus Angels, bem-vindas ativistas, profissionais empreendedoras, e galera LGBTQIA+.

Muitos me perguntam sobre a derrocada das duas marcas ícones do início do milênio. Abercrombie & Fitch, e, Victoria’s Secrets. As duas tinham por traz o mesmo gênio Leslie Wexner.

Nascido em Boston, 1937, Leslie foi o empresário dos negócios supostamente impossíveis, e que converteu em gloriosa e espetacular realidade e sucessos. Abercrombie e Victoria’s Secrets. Seus sucessores jamais revelaram competência, sensibilidade, energia, e determinação para sustentar suas conquistas revolucionárias. Ou seja, discordo radicalmente do que as publicações vêm dizendo. As duas empresas mergulharam em crise não pelo posicionamento vitorioso que adotaram, mas, por equívocos monumentais na escolha dos sucessores.

Que foram incapazes de reposicionar, no devido tempo, com inteligência e sensibilidade, com elegância e consistência, as duas marcas campeãs que hoje definham e encaminham-se para o fim…

Tags:

Deixe uma resposta