Novidades em curso, ou, e finalmente, as práticas começam a mudar…

Definitivamente, empresários, profissionais e demais protagonistas decidiram colocar o discurso de lado e… mãos a obra.

Em maio de 2022 uma entrevista de um profissional qualificado e comandante de uma das maiores empresas do território da beleza em nosso país, à revista Veja. Marcelo Zimet, primeiro brasileiro a presidir o maior fabricante de cosméticos do mundo, a L´Oréal no Brasil. Zimet abriu o jogo a Luana Meneghetti de Veja. Manifestou-se sobre temas da maior importância:

Sobre a mulher brasileira – “O Brasil tem 8 tipos de cabelos e 55 tons de pele, entre não mais que 60 catalogados por nossos cientistas em todo o mundo. Assim, a probabilidade de uma fórmula que funciona no Brasil funcionar nos demais países é muito grande. O Brasil é o quarto maior mercado de consumo de produtos de beleza em todo o planeta ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão…”.

  • Modelo global de beleza – “Não existe mais. Morei anos no exterior e quando retornei ao Brasil me surpreendi positivamente. Por exemplo, as mulheres brasileiras libertaram-se do cabelo liso e louro e assumiram suas identidades. Cabelos cacheados, por exemplo, ganharam protagonismo. E essas transformações tendem a se intensificar mais nos próximos anos”.
  • Inclusão – “A diversidade de gênero e diversidade racial são cada vez mais relevantes nas organizações. Trabalhar com diversidade traz um valor enorme e reflete nos resultados. E diversidade não é apenas levantar uma causa, mas a forma moderna e dinâmica de trabalho. Entre os 3000 trabalhadores da L´Oréal 13% são LGBTQIA+ autodeclarados, 33,4% negros, e no ano passado 49% de todas as contratações foram de profissionais negros. Até 2025 30% de nossas lideranças serão de negros.”
  • Produtos específicos para gêneros – “Nenhum produto da L´Oréal é para um gênero específico. Beleza não tem gênero.
  • Substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente – “Até 2030, 95% dos ingredientes usados em nossas fórmulas serão derivados de fontes digitais renováveis, de minerais abundantes ou de processos circulares… Por outro lado, e até 2030 100% de nossas embalagens serão ou recicladas, ou recicláveis …”.

É isso, amigos. Finalmente, das e apenas boas intenções de antes, as medidas concretas, objetivas, inovadoras, e socialmente responsáveis, hoje. Já era tempo!

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