Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 11, 12 e 13/06/2022

O MILAGRE DO VINHO NÃO ERA MILAGRE. ERA TRABALHO. Sim, às vezes, quase sempre, o supostamente impossível é possível. Desde que se acredite, corra atrás, e arregace as mangas. Ou, convertendo cerveja em vinho…
Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 10/06/2022

QUEM TUDO QUER TUDO PERDE, ou, a inacreditável história de 3 gigantes que, seduzidos por ofertas mirabolantes muito especialmente dos SHOPPING CENTERS, naufragaram de forma medíocre na segunda metade da década de 2010: LASELVA, CULTURA, SARAIVA.
Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 09/06/2022

PELADOS NA PORTA GIRATÓRIA. Ou, Pra que serve a FEBRABAN? Depois de sucessivas tentativas de ultrapassar a porta giratória, e o alarme disparar, e ir tirando peça por peça, o cliente ficou finalmente de cueca. Mesmo assim o segurança exigiu a retirada da última peça, e finalmente, o cliente ingressou na agência como veio ao mundo… Só faltou tocar música…
Negócio

PBM – Pandemia de Branding Mistakes! E é devastadora

Os absurdos que vêm sendo praticados em nosso país nas últimas décadas em termos de Branding têm poucos precedentes. Algumas movimentações são, literalmente, criminosas. Muda-se, abrevia-se, transforma-se, procede-se a revisões de marcas sem nenhuma necessidade. Pura e simplesmente para aplacar a vaidade desmedida e tóxica de um novo gestor que procura fazer da mudança de uma marca conhecida e consagrada a marca de sua – cá entre nós – medíocre e lamentável gestão. A vítima da vez é uma marca que começa na sensibilidade e visão de Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra de Ulhôa Cintra, que decidem produzir chapas de fibras de madeira no Brasil, e importadas que eram da Suécia. Firmam parceria em sociedade com Alfredo Egydio Setubal e nasce, no dia 31 de março de 1951 a Duratex S/A Indústria e Comércio. Um naming abençoado e de sucesso a partir da pia batismal. E muito rapidamente, e em mais de 70 anos pontificou como uma das principais empresas de seu território. Uma marca mais que conhecida, consagrada. Até que, de repente, sem nenhuma necessidade ou um mínimo de racionalidade, alguém sugeriu muitos se omitiram, e agora, a barbaridade está consumada. Duratex vira Dexco… Socorro! Socorro! Socorro!… Parece bateria de automóvel… Prendam os vaidosos, irresponsáveis, inconsequentes. Na história da empresa, em seu site oficial, a única explicação é: “Ao completar 70 anos de história, a Duratex mudou. Agora somos Dexco e convidamos vocês a viver a mudança”. Depois que terminei de ler essa tentativa de explicação estapafúrdia e medíocre, a imagem que veio a minha cabeça é a de um caminhão de lixo passando em frente à empresa e recolhendo uma placa onde está ainda escrita uma das melhores e mais importantes marcas construídas em nosso país. Duratex. Jogaram Duratex no lixo. Pergunta, para que serve o conselho das empresas que permite monumentais brandicídios como esse? Se Eudoro Villela, Olavo Setubal e outros construtores da marca estivessem vivos esse crime não teria sido cometido. Os medíocres e irresponsáveis teriam sido expulsos aos berros!
Negócio

Pequenos detalhes, e tudo roda melhor e fica mais fácil…

No ano de 1976, Olivier Baussan, 23 anos de idade, estudante de literatura, decide instalar uma pequena destilaria em sua casa, no sul da França, e seu primeiro produto, Óleo de Alecrim. É a gênese, o início da L’Occitane en Provence. A primeira loja própria acontece no início dos anos 1980, na pequena cidade de Volx; em 1992 inaugura a primeira loja em Paris; segue pelo mundo e finalmente aterrissa no Brasil em 1995… Como no original era L’Occitane en Provence, quando cria sua linha brasileira converte o en em au, e vira L’Occitane au Brésil, no ano de 2013. Durante sete anos e para os brasileiros foi uma dificuldade insuperável falar au Brésil… Doía a língua e boa parte dos que tentavam literalmente empacavam. Muitos chegavam em casa e precisavam pedir para os parentes desentortarem a boca… Finalmente a luz. A partir de agora cai o au, Brésil vira Brasil, e temos, portanto, L’Occitane Brasil. Simples, não! Mas às vezes isso acontece. O mais que óbvio demora anos para prevalecer. E, finalmente, para a alegria de todos, eclode.
Negócio

Nada acontece por acaso

Os resultados tem que ser em tudo e por completo. E não apenas, econômicos. É o que se conclui com a troca recente do comando no Carrefour no Brasil. Sai Noël Prioux, com uma gestão em termos de business no Carrefour Brasil simplesmente espetacular; e entra Stéphanie Maquaire, vindo da Argentina, em seu lugar. Dois acidentes de percurso marcaram negativamente o desempenho econômico espetacular de Prioux. A da cadelinha, e a do cliente morto por um segurança. Quando da morte do cliente, em Porto Alegre, o CEO Global do Carrefour, Alexandre Bompard, declarou, na França, o seguinte: “As cenas de agressão sofridas pelo cliente são insuportáveis”, e que as medidas tomadas no Brasil eram “insuficientes”. Mesmo na nota de semanas atrás anunciando a saída de Prioux e onde Alexandre enaltece a performance de Prioux, em termos de resultados econômicos, uma série de providências e iniciativas foram impostas pela matriz a Prioux no tocante a uma revisão radical no Compliance. É isso, amigos. Nos dias de hoje, um ótimo desempenho econômico segue sendo mais que desejável. Mas, e como os fatos vêm revelando, não mais suficiente.
Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 08/06/2022

LINCHAMENTO. Compararam 9 casquinhas de sorvete artesanais com 1 industrial, e concluíram – ESTADÃO/DIVIRTA-SE – que a industrial era a pior. Precisava? Nelson Rodrigues ameaçando voltar…
Novo Brasil

Vídeo 14

O BRASIL VELHO, SOZINHO, tem mais faculdades de direito que todos os demais países do mundo somados. Nós, brasileiros, adoramos uma contenda. Conclusão… Somos o país da judicialização. Lembram, “damos um boi para não entrar numa briga e uma boiada pra não sair”. E, assim, não chegaremos a canto algum…
Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 07/06/2022

UM NOVO CAPÍTULO NA REINVENÇÃO DA SAÚDE, OU, Era uma vez os médicos, os profissionais da saúde, os prontos socorros, os hospitais, os ambulatórios, as ambulâncias, a vida…
1
Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 04, 05 e 06/06/2022

O quase impossível, às vezes, poucas vezes, acontece. Não obstante todos os acidentes de percurso, a EMBRAER, gradativamente, reencontrando seu caminho de sucessos, glórias, realizações.
1