Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 26/05/2022

Pessoas cometendo “Selfcídios” e outras barbaridades em decorrência da maior conquista de público e crítica dos últimos 30 anos. O Smartphone. A próxima vítima pode ser você. Todo cuidado é pouco.
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Maio 2022

BUT – BUSINESS TRENDS – 04/2022 – MAIO/2022 Síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios do Brasil e do mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing ― a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER. 1 – O ATAQUE De repente todos se assustam com a quantidade absurda de pessoas que passaram a acessar os e-mails e redes sociais tentando vender tudo, de tudo, e para todos. De onde surgiu esse exército de vendedores da noite para o dia? Do movimento que vem fazendo quase todas as empresas da chamada VENDA DIRETA, leia-se AVON, NATURA e todas as demais, no sentido de preparar, treinar e qualificar seus exércitos de milhões de vendedores para que usem todos os armamentos da tecnologia. Lembra, costumávamos, ou durante décadas, chamávamos essas vendas de PORTA A PORTA. Agora, computador a computador, a smartphone, a tablet, a notebook e muito  mais sem tirar a bunda da cadeira, economizando sapato, roupa, transporte, alimentação. Em recente entrevista a JOÃO SORIMA NETO de O GLOBO, ADRIANA COLLOCA, presidente da ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas trouxe uma rápida fotografia sobre essa nova realidade. “Hoje”, diz ADRIANA, “54% do total das ex-VENDAS PORTA A PORTA são feitas a distância pelos canais digitais. Apenas as entregas que seguem porta a porta…”. Se na medicina, agora o desafogo e solução foi a chamada telemedicina, na chamada “terapia individual” que eram as visitas mensais que as vendedoras AVON faziam as suas fiéis clientes todos os meses em suas casas, agora uma espécie de teleterapia individual é realizada pelas mesmas vendedoras. Hoje, e segundo a ABEVD, a situação das vendas diretas no Brasil é a seguinte: – O BRASIL é hoje o sexto colocado no negócio de VENDAS DIRETAS em todo o mundo. – Dentre todos os canais onde ocorrem as VENDAS DIRETAS, a INTERNET já ocupa a primeira colocação com 20,6%, seguido pelo WHATSAPP empatado com as vendas nas casas dos clientes com 18%. O país líder em vendas diretas segue sendo os ESTADOS UNIDOS, com CHINA em segundo e a ALEMANHA na terceira posição. – No ranking dos produtos mais vendidos, a liderança segue com os Cosméticos e Produtos de Cuidados Pessoais com 52%, seguidos por Roupas e Acessórios, e depois, e bem distante, Alimentos e Bebidas, e outros produtos. 2 – 5G, OU, ALTA VELOCIDADE E BAIXA LATÊNCIA Prepare-se, em meses nossas vidas vão mudar. Começa a chegar o 5G. Pelas principais cidades do País, e se você mora numa delas, sua vida vai mudar. Para melhor, para muito melhor. E a síntese do 5G é essa. ALTA VELOCIDADE, BAIXA LATÊNCIA. ALTA VELOCIDADE baixar um vídeo de 2 horas em menos de 1 minuto. BAIXA LATÊNCIA é apertar um botão e o acionamento acontecer no ato. Esses dois exemplos clássicos sobre as duas situações combinadas são os mais dados. E que cada um reflita sobre esses exemplos para todas as demais situações. Assim, em termos de transmissão, os chamados CARROS AUTÔNOMOS viabilizam-se. Sem o 5G seria um assassinato em massa. Até o automóvel responder aos sensores algumas pessoas teriam sido atropeladas. E na baixa latência, um cirurgião aciona o bisturi em Tóquio, e um paciente, em Taubaté vê aparecer um corte em sua barriga. O exemplo é meio tosco, mas talvez o que traduza com maior clareza a importância do 5G. Em decorrência, viabilizam-se milhares de novos negócios, dependentes de alta velocidade e baixa latência. De todas as novidades decorrentes, a que mais me atrai e motiva é a possibilidade da chamada AUDIÊNCIA IMERSIVA. De continuarmos de nossa casa, acessando o mundo inteiro por gadgets, mas com a possibilidade de ingressarmos nos ambientes e termos uma experiência muito próxima da presencial. Com a ajuda de um óculos específico. Com o 5G, veremos o mundo como jamais vimos até agora. Apenas isso, e aí infinitas possibilidades de novos negócios, e de velhos negócios devidamente renovados, saltarão a nossos olhos. Vamos aproveitar. 3 – NÃO SERÁ COMO O IMAGINADO, MAS SERÁ DIFERENTE. E aí veio a WEWORK, e o negócio de COWORK foi ganhando consistência e dimensão. Mas, de verdade, ninguém estava convencido que seria nesse sentido. Faltava um empurrão, uma lufada de ar, uma ventania, um tsunami, e veio… A pandemia! E aí, querendo ou não querendo, na falta de alternativa, milhões de pessoas no mundo todo e de forma urgente e improvisada passaram a trabalhar em casa. Um mês, 2,3,4,5 18 meses, e o questionamento é geral. Conclusão, JANEIRO 2022, uma nova realidade. E que nova realidade é essa? – Com exceção de ocupações onde a presença física é da essência da atividade, tipo linha de montagem, empacotamentos, fulfillment, e demais, o trabalho presencial assim seguirá com pequenas variações. Já em todas as demais, modulações. Pessoas trabalhando o tempo todo a distância e circunstancialmente a distância, e vez por outra encontrando-se para confraternizações, convenções, e outras atividades mais de cunho social ou componente social do que de trabalho propriamente dito. Isso posto, é possível traçar-se um primeiro esboço do próximos anos. Parcela expressiva das empresas, a maioria, seguirá trabalhando a distância. E toda uma cultura de trabalho a distância será aperfeiçoada e amadurecida, incluindo o desenvolvimento de novos espaços e equipamentos, assim como sucessivas e novas gerações de plataformas para trabalhos a distância. Os WEWORKS da vida, genericamente COWORKS, que nasceram para abrigar parcela expressiva dos profissionais de uma empresa, na maior parte das situações, locarão exclusivamente duas ou três salas para empresas e para as funções melhores desempenhadas pessoalmente, com direito às empresas de promoverem reuniões semanais ou mensais com parte ou a totalidade de seus colaboradores, nos espaços dos coworks, para assuntos mais que relevantes. Ou seja, a crise nos imóveis corporativos, é irreversível e definitiva. Durante uma ou duas décadas as incorporadoras e construtoras deveriam dedicar-se mais a retrofits e adequações de espaço do que a construção de novos espaços. Novos espaços serão a exceção da exceção. Esse quadro hoje é tão óbvio que passou a ser recorrente, em todas as atividades onde os profissionais têm a chance de novos empregos, colocarem em primeiro lugar as empresas que  possibilitam e oferecem o trabalho a distância. E todos os dias, em quase todas as empresas que forçam o trabalho presencial, até mesmo oferecendo promoções, tudo o que testemunhamos é uma debandada de colaboradores. Isso posto, conclusões, o COWORK seguirá prosperando, mas num novo formato e devidamente adaptado. Os profissionais darão preferência às empresas que ofereçam a possibilidade do trabalho a distância. E os imóveis comerciais, prédios, andares, salas para escritórios, pelos próximos 10 anos deveriam ser esquecidos pelas incorporadoras em termos de novos lançamentos… Aconteceu. Sem a pandemia não seria assim. Mas, a pandemia veio e mudou tudo e para sempre. 4 – À LUZ DOS NÚMEROS, UM PÉSSIMO NEGÓCIO Fundada no início da década passada, o DR.CONSULTA constituiu-se numa auspiciosa novidade no território da saúde. Finalmente, um plano acessível e que garantia um atendimento básico com um mínimo de qualidade. Causou impacto, conseguiu acionistas de peso e reconhecimento público, mas, na prática, jamais deixou de ser uma promessa distante de se concretizar. Agora anuncia a aquisição de uma participação minoritária na startup CUIDAR.ME, que também atua no território do baixo custo, convertendo-se, também, em PLANO DE SAÚDE, e passando a atuar no território dos planos individuais, onde, e neste preciso momento, e para cair fora de um negócio que quase todos consideram um MICO, a UNITEDHEALTH, que comprou a AMIL, pagou mais de R$300 milhões a uma outra empresa para poder cair fora. Ou seja, os planos do DR.CONSULTA seguem confusos. Aparentemente, um importante insight, 10 anos atrás, mas que segue à deriva, e na busca de uma tábua de salvação. Lemos os números divulgados na imprensa e ficamos mais perplexos ainda.  Seguramente, a conta não fecha e segue operando no prejuízo. Dizem as publicações: “Este ano, a empresa diz ter atendido 900 mil pacientes únicos, registrado 2,2 milhões de visitas em suas unidades, e realizado 2,4 milhões de exames. Alcançando uma receita líquida, em 2021, de R$315 milhões. 20% a mais que em 2020”. Dividindo-se esses R$315 milhões pelos 2,2 milhões de visitas e 2,4 milhões de exames, já constatamos um valor unitário, simplesmente pífio. Objetivamente, e não obstante a ótima receptividade inicial, o DR.CONSULTA segue na busca de um caminho, na esperança de uma luz… E ainda e agora, com a adesão aos planos individuais, essa perspectiva fica mais distante, ainda. 5 – 4,2 MILHÕES JOGARAM A TOALHA. POR ENQUANTO, PROVISORIAMENTE. Batendo todos os recordes, brasileiros decidiram deixar o País em busca de melhores oportunidades, ambientes mais amigáveis para negócios, e classe política minimamente mais honesta e competente. É o maior número de brasileiros pulando fora dos últimos 10 anos: 4,21 milhões. E aí o CENTRO DE POLÍTICAS SOCIAIS da FGV decidiu conferir se existem mais brasileiros pensando ou considerando partir. E aí a constatação, ou susto, para alguns, foi maior ainda: 47% dos brasileiros entre 15 a 29 anos não veem a hora de fazer as malas e saltar fora. Ou seja, conseguimos, somos um país onde metade dos mais jovens não mais acredita e pretende partir. Há 20 anos, esse número era inferior a 20%. PEDRO BRITES, professor de Relações Internacionais da FGV, assim comentou o resultado do estudo: “Esse movimento nos últimos anos é inédito e representa, de fato, a maior diáspora da história brasileira para nossos padrões, um país que, historicamente, sempre recebeu imigrantes”. Nos tempos da chamada “revolução” tinha uma frase patética e absurda que dizia, BRASIL, AME-O OU DEIXE-O. Muitos, agora, dizem, AMO, mas, DEIXO. Triste realidade de um momento da história onde preservar seu capital de jovens, em plena disrupção tecnológica, é decisivo para a construção de um novo e melhor futuro. Neste momento o Brasil perde os jovens, e seus pais, também. Em alguns casos, e até mesmo, seus avós. 6 – ARREPENDIMENTO, SIM E SEMPRE É POSSÍVEL, DESDE QUE HONRANDO E ASSUMINDO EVENTUAIS PREJUÍZOS CAUSADOS. Em dois momentos, nos 42 anos da MADIA, vivemos uma mesma e constrangedora situação. Contratados por empresas, em decorrência de processos de consultoria, fomos encarregados de buscar novos executivos para o comando de determinadas áreas. Todo o processo seguiu normalmente, todas as entrevistas foram realizadas, os candidatos escolhidos demitiram-se das empresas onde trabalhavam, e a data de início do trabalho nas novas empresas definida. Numa das situações, tratava-se de uma profissional mulher, assumidamente homossexual, e assim que a notícia chegou na nova empresa foi alvo da revolta explícita de parcela de outras mulheres que ocupavam posição de liderança. A empresa, constrangida, desculpou-se pela situação, e procedeu a todos os pagamentos decorrentes de uma contratação que não se consumou. Numa outra situação tratava-se da contratação de um profissional de atendimento para uma agência de propaganda. Depois de demitir-se do emprego, e já preparando-se para começar na nova empresa, seu nome foi apresentado ao cliente que recusou ser atendido por aquele profissional. O mesmo aconteceu. Foi indenizado e saiu em busca de uma nova posição. Em outra dimensão isso acabou de acontecer na ESPANHA, com o SANTANDER. A toda poderosa do banco, ANA BOTIN, convidou ANDREA ORCEL, presidente do UBS, a assumir o comando do SANTANDER, globalmente. Depois de sucessivas reuniões, o convite foi formalmente feito através de correspondência de três páginas com os termos principais do contrato, setembro de 2018. ANDREA aceitou, demitiu-se, e, no início de 2019, ANA arrependeu-se e retirou o convite. ANDREA ingressou na justiça. Semanas atrás, o SANTANDER foi condenado a pagar uma indenização de € 67,8 milhões, julgando ter havido quebra de contrato de forma unilateral e arbitrária, causando “danos morais inaceitáveis” ao profissional. Isso posto, todas as decisões de contratações devem sempre ser revestidas de todos os cuidados. E todos os riscos avaliados criteriosa e sensivelmente antes da palavra final. Para que equívocos semelhantes não voltem a acontecer… 7 – “O BRASIL ESTÁ JOGANDO BEACH TÊNIS!” GASTÃO VIDIGAL era um banqueiro amado e odiado por seu gênio, personalidade, e destemperos. Afagava – raras vezes – e ia direto ao ponto outras. Nos poucos encontros que tivemos com ele sempre foi cordial e extremamente educado. Mas não deixou de alfinetar seus adversários, concorrentes e algozes. Dentre muitas das histórias a seu respeito, uma das mais conhecidas conta sobre o dia que uma das agências de propaganda levou uma nova campanha para sua aprovação, com o respectivo plano de mídia. Adorou a campanha, mas pediu uma mudança radical no plano de mídia. A agência recomendava spots de radio na parte da manhã – entre 8h e 10h – procurando sensibilizar as mulheres donas de casa e algum empresário preguiçoso que só trabalhava depois do almoço. Gastão recusou, dizendo: “Nessa hora está todo mundo jogando golf…”. Agora leio a correria dos ineptos e despreparados estupidamente atrás de patrocínios do “BEACH TÊNIS” – a suposta nova moda dos poderosos. Foram suficientes meia dúzia de quadras na Avenida Rebouças, em São Paulo (SP), para que alguns profissionais entorpecidos pelo açodamento e burrice proclamassem a suposta novidade, ou, segundo, eles, a nova realidade, ou, novo esporte da moda. Durante décadas, empresas investiram fortunas para falar com as mesmas 5 mil pessoas da cidade de São Paulo que se fartavam nas bocas livres, davam a sensação de sucesso para essas empresas, e todos iam dormir felizes como se esse comportamento correspondesse a alguma realidade, tivesse pífios 1% de consistência. Assim, e perplexos, lemos nos jornais empresas supostamente preparadas aconselhadas por suas empresas de “não consultoria” recomendando mergulharem de cabeça na suposta nova onda dos brasileiros: o beach tênis… Bancos, cartões, cervejas, tênis, construtoras, agora, patrocinando quadras de BEACH TÊNIS… O BRASIL INTEIRO, DO DIA PARA A NOITE, JOGANDO BEACH TÊNIS… Por uma questão de discrição e respeito deixo de citar marcas e executivos que trombeteiam nas principais publicações de negócios do País que, e finalmente, OS BRASILEIROS DESCOBRIRAM O BEACH TÊNIS. WHATTTT?????!!!!!!!! 8 – PETZ, OCUPAR ESPAÇO Um dos melhores exemplos de estratégia corajosa, decidida e vencedora dos últimos anos em nosso país é a de SERGIO ZIMERMAN e sua PETZ. Uma história clássica do LEVANTA, SACODE A POEIRA, DÁ A VOLTA POR CIMA. ZIMERMAN possuía um atacadão – SUPER BRASIL – que, literalmente, faliu. Sobre as cinzas da falência plantou, no mesmo espaço e local, seu PET CENTER, no ano de 2002. Em 18 anos, saltou do nascimento à maturidade e liderança. De uma primeira loja em 2002, e desde o início seguiu seu mantra: “expandir sua atuação fortalecendo cada vez mais a conexão com todos os apaixonados por pets”. E assim sucedeu. 11 anos depois da decolagem, recebeu um aporte do private equity WARBURG PINCUS que ficou com 50,01% das ações, claro, desde que SERGIO continuasse no comando. Hoje são mais de 100 lojas, em 13 estados, e cada unidade da rede com mais de 1000m², incluindo loja, centro de veterinária, mais banho e tosa. Agora, menos de 20 anos depois de renascer das cinzas, SERGIO anuncia os planos para os próximos anos. Investimentos da ordem de R$500 milhões, 50 lojas em 2022, seguindo na compra de empresas do mesmo território, com total sinergia e complementariedade. Na PETZ analógico + digital. Um terço de todas as vendas, hoje, acontece no digital, mas e a partir daí, 90% flui até a entrega a partir da base de lojas. Dentre as curiosidades do negócio da PETZ, diferente das demais organizações de varejo, é que nesse território não existem as marcas regionais. Assim, o ingresso de uma nova marca, independente da procedência, encontra resistência praticamente zero. Em entrevista à RAQUEL BRANDÃO de VALOR, e sobre os planos pós-pandemia da PETZ, SERGIO ZIMERMAN fez a seguinte declaração: “Tem uma tempestade, o céu está com nuvens pretas e, em 2022, vem trovoadas, mas fizemos estoque de guarda-chuvas. Estamos mais que bem preparados para aguentar as pancadas de chuvas…”. Isso significa que o caixa está mais que fortalecido, e a PETZ pretende aproveitar a oportunidade dos milhares de imóveis e pontos comerciais de qualidade disponibilizados no País pela pandemia, para avançar e ocupar espaço. Totalmente diferente da postura de todos os seus concorrentes… 9 – SÓ NO BRASIL Batendo todos os recordes da aviação comercial em todo o mundo, uma empresa aérea protagonizou um mais que clássico VOO DE GALINHA. Em poucos meses, de julho a novembro, decolou e tentou manter-se no ar, mas, não resistindo, espatifou-se no chão, jogou a toalha e declarou-se incompetente. Assim, e o NATAL de 2021 entra para a história em que 45 mil passageiros, com as devidas passagens em suas mãos, ficam a ver navios porque as do avião que compraram, nem sinal. E pensar que existe uma agência reguladora, a ANAC, responsável por autorizar novas empresas aéreas, novos voos e rotas e tudo mais. Presidida pelo economista JULIANO NOMAN, e em entrevista à imprensa, declarou, “Fomos pegos de surpresa…”. Meu Deus, se a agência responsável, que tem por obrigação fiscalizar à exaustão e só conceder autorizações quando não existe a menor dúvida considerando-se a natureza do negócio e que é a aviação, o transporte de passageiros, justifica-se alegando que “foi pega de surpresa“ – AGÊNCIAS REGULADORAS JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA PODEM RECORRER A ESSE ARGUMENTO, SEREM PEGAS DE SURPRESA – em quem confiar? Deveríamos continuar comprando os serviços das demais empresas aéreas fiscalizadas, controladas e reguladas por uma agência que se diz PEGA DE SURPRESA???!!! A entrevista de JULIANO, falando em nome da ANAC é um desastre total. Seus argumentos, pela omissão inaceitável, ultrapassam a ingenuidade, tipo, “a empresa que veio aqui na ANAC pedir o certificado é de transporte aéreo, um CNPJ diferente da empresa rodoviária que se encontra em recuperação judicial…”. Não passou pela cabeça dos diretores da ANAC e de seu presidente que existia alguma coisa a mais nos ares, além de aviões, na “incrível” coincidência de denominação – as duas chamam-se ITAPEMIRIM… Se essa é a forma de proceder da ANAC, se assim fiscaliza e controla a aviação em nosso país, recomendamos a todos triplicar as orações… 10 – RUBENS MENIN, A ENERGIA EMPREENDEDORA Poucos empresários brasileiros registram uma energia empreendedora da dimensão e vitalidade da de RUBENS MENIN. De Belo Horizonte (MG), 1956, está sempre à cata de novas e boas oportunidades. Que agreguem, além de negócios, o prazer e a felicidade de realizá-los. Desde o apoio que vem emprestando a seu clube do coração com enorme sucesso, o ATLÉTICO MINEIRO, passando pela sua admiração pelas notícias – CNN –, e o prazer dos vinhos de qualidade. Hoje, preside o Conselho da empresa de engenharia líder em seu território de atuação, a maior incorporadora da AMÉRICA LATINA, a MRV, além do BANCO INTER, mais a franquia da CNN para o Brasil, mais a empresa de galpões logísticos LOG COMMERCIAL PROPERTIES, e mais recentemente, 2018, decidiu investir em uma de suas paixões, o vinho. Nos últimos 3 anos, fez uma série de aquisições na região do DOURO, PORTUGAL – duas quintas vizinhas, e mais recentemente a vinícola Horta Osório, marca de duzentos anos na produção de vinhos. Segundo as pessoas próximas de MENIN até agora já investiu mais de €30 milhões em seu novo negócio, onde pretende alcançar, até a metade desta década, e em propriedades, um total de 400 hectares. Assim, e hoje, além de todas as demais empresas sob sua liderança e inspiração, MENIN vai ingressando de forma consistente no negócio de vinhos, com sua MENIN WINE COMPANY… Em tempos de dificuldades, pessimismo, apreensões, é sempre importante contarmos com exemplo de vida e energia como o de RUBENS MENIN… DRUCKER´S MONTHLY Nosso adorado mestre, quando perguntado sobre determinados temas, sempre gostava de recorrer a outras situações da vida, e fora do ambiente de negócios. Quando perguntavam a ele sobre os diferentes tipos de equipes que traduzem a média da grande maioria das empresas, a resposta que costumava dar era a seguinte: “Há somente três tipos de equipe. O primeiro envolve poucas pessoas como nas duplas de tênis. Em equipes pequenas, cada integrante adapta-se a personalidade, habilidades, pontos fortes e fracos dos demais membros. Em seguida vêm as equipes um pouco maiores, como as do futebol. Cada jogador tem uma posição fixa, e o time procura movimentar-se em conjunto, com exceção do goleiro. Por fim, equipes como as de beisebol, nos Estados Unidos, ou uma orquestra em que todos têm uma posição fixa. Dependendo do momento e das circunstâncias, uma organização pode atuar apenas com um tipo de equipe. De qualquer maneira, decidir qual esquema usar é uma das decisões mais arriscadas na vida de uma organização”. Assim, organize e disponha sua equipe, sempre, dependendo das características, circunstâncias e especificidades de seu negócio, e, claro, das competências e habilidades de cada um de seus membros. As referências de modelos de equipes são como roupas semiprontas. Sempre precisarão de um ajuste final, de uma customização, para dizer o mínimo. Hoje, nosso adorado mestre nos ensina e estimula a refletir, tomando como referência o esporte, e dentre os diferentes tipos e formatos e esquemas de se organizar uma empresa, três em especial. Vamos a eles. “Como disse anteriormente, nas empresas existem três tipos de equipes. Pequenas, como nas duplas de tênis, maiores, como nos times de futebol, e maiores ainda, como são as orquestras. Na primeira, cada um dos membros adapta-se às competências e habilidades de seu parceiro. Na segunda, cada um tem uma posição fixa, mas se movimentam em conjunto. E na terceira todos possuem posição fixa e têm nas partituras o momento certo de agir. As empresas norte-americanas atuaram durante décadas como orquestras. Já as empresas japonesas decidiram seguir o modelo dos times de futebol. Movimentam-se a partir da tarefa em execução, assim como o fazem os jogadores de futebol. Levaram uns 15 anos para dominarem essa forma de trabalhar, mas, uma vez dominado, conseguiram reduzir os tempos necessários em 2/3. Dos cinco anos que precisavam para o desenvolvimento de um automóvel, a TOYOTA, NISSAN e HONDA criaram novos modelos em 18 meses…”. E é isso, amigos. Sempre procurando adotar o melhor modelo em função do campo de atuação de nossa empresa, das características do mercado e atuação dos concorrentes, procurando formar a melhor equipe possível para desempenhar ao máximo dentro do modelo escolhido. Nada mais simples que, no entendimento. Nada mais desafiador, que, na prática.
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Negócio

Branding, por quem sabe construir…

Nos correr de seus 42 anos, a Madia vem prestando serviços de branding para mais de 500 empresas e 3000 marcas. Desde o planejamento, posicionamento, criação e desenvolvimento de marcas a partir do zero, até correções, reposicionamentos e rebranding. Dentre as 100 principais marcas do Brasil mais de 30 nasceram ou foram reposicionadas por nossos serviços de Branding & Marketing Consultancy. Em todos esses processos, e no final do primeiro estágio dos trabalhos, constrói-se a infinitas mãos, e com o capital humano da empresa, o que chamados de Brandbook, o Livro da Marca. Uma vez construído, um exemplar do Brandbook é entregue a cada um dos profissionais que integram o capital humano da empresa, e a todos os novos que chegam logo no primeiro dia de trabalho. Recomendamos, e a maioria de nossos clientes segue, que a entrega do Brandbook da empresa ao novo funcionário seja missão indelegável do presidente ou CEO da empresa. Aquele que foi responsável pelo Manifesto que deu origem à empresa. O Brandbook contém sete partes: Manifesto, Narrativa, Missão, Visão, Compromissos, Valores e Legado. Contrariando o que a maior parte das empresas de branding fala, o Propósito não faz parte do Brandbook. É uma definição individual e específica de cada um dos integrantes do capital humano da empresa, de cada uma de suas áreas e unidades. Mas, e nos últimos dois anos, em decorrência da pandemia, muitas empresas agonizando, em estado terminal, e enfrentando dificuldades monumentais. Algumas não resistindo e fechando os olhos para sempre. Outras, no entanto, e mesmo sensivelmente debilitadas, resistem bravamente. E algumas, até, pela sua resiliência e decisão de honrar até o fim a missão a que se propuseram, bambeiam, dobram, vergam, mas não entregam os pontos. Dentre os exemplos mais empolgantes destes tempos de tristeza, fechamentos, sofrimentos, desempregos, a decisão de Walter Mancini, o homem que reinventou uma rua do centro da cidade de São Paulo, cuida dessa rua com imenso carinho e competência, e que comprometeu-se a não desistir jamais. Em emocionante e histórico depoimento prestado ao jornalista Fernando Branco Cruz, criou uma espécie de Manifesto de Resistência ou Sobrevivência, publicado na Veja SP em 2021, que revela-se um ótimo exemplo para as demais empresas. Disse Walter Mancini, “Uma notícia falsa que circulou recentemente na internet dizia que, devido às medidas de isolamento social implementadas em São Paulo, meu restaurante, o Famiglia Mancini, estava falido e iria fechar as portas para sempre. É mentira. De certa forma o boato foi bom porque recebi dezenas de ligações, e-mails e até cartas de clientes de todo o Brasil me apoiando, e isso me deu ainda mais gás para lutar por meu negócio. Há 42 anos, em 10 de maio de 1980, eu fundei o Famiglia Mancini na Rua Avanhandava, na capital paulista. Desde então, todos os dias, às 6h30 da manhã, eu sou o primeiro a chegar. E o último a sair, já de madrugada. Tanto trabalho rendeu frutos. De lá para cá, na mesma rua, abri outros quatro restaurantes e uma galeria de arte. Minha filha inaugurou por lá uma loja de roupas e acessórios. Revitalizamos a vizinhança e a transformamos em um ponto turístico, um polo gastronômico a céu aberto. Desde o estouro da pandemia, no entanto, as coisas ficaram bastante difíceis. Não só o meu restaurante, como todos os outros foram obrigados a fechar as portas e a atender somente por delivery. Nesse abre e fecha, felizmente voltaremos a servir almoço a partir deste sábado. Mas, a queda foi tão grande que, se antes eu comprava um caminhão de verduras e legumes no Ceasa, hoje é suficiente ir às feiras livres. Os meses foram passando e meu caixa acabou. Para manter todos os meus estabelecimentos abertos, honrar compromissos com os fornecedores e, principalmente, pagar todos os meus funcionários, precisei recorrer ao banco. Desde então, em média, tenho despesas mensais de cerca de R$ 130.000 por restaurante. Somando tudo, em um ano acumulei R$ 9 milhões em empréstimos. Estou no limite do meu crédito. Mas não estou falido. Hoje, eu ainda emprego cerca de 300 funcionários. Antes, eram mais, mas muitos foram embora. Acertei as contas com todos eles, com decência e dentro da lei. Sem traumas e numa relação carinhosa e de agradecimento. Daí, você me pergunta: não seria melhor fechar? Não. E a razão é simples: minha vida está naquela rua. Eu quero que aqueles restaurantes durem mais 100 anos. Não sou um investidor. Sou um mantenedor. Cuido com amor. Eu não sei como isso tudo vai acabar, mas sei que, se os restaurantes morrerem, eu morro junto. Morre o restaurante, morre o Walter. Mas eu não me entrego fácil. Não posso deixar baixar o moral. Vou lutar para sobreviver porque aquilo ali é a minha história e estou defendendo a minha vida. Daqueles restaurantes eu tirei o sustento da minha casa e a criação dos meus filhos. Não existe para mim essa história de “encerrar as atividades”. Isso nem passa pela minha cabeça. Estou falando da herança dos meus filhos, e não dá para pegar um legado e jogar fora. Para mim, aquelas casas têm as digitais de Deus. Então, como eu posso fechar um lugar assim? Seria uma ousadia. Eu sou apenas o caseiro Dele. Mesmo diante de uma situação tão dramática, hoje eu estou tranquilo e sereno. Sabe por quê? Porque eu não persigo dinheiro. Eu persigo um sonho. Eu não quero o lucro ou trocar de carro todo ano. Minha natureza não é a da ganância. Eu quero ver a máquina voltar a andar, quero ver aquela rua toda iluminada novamente e repleta de pessoas felizes, com saúde e com esperança de viver. O que pingar no meu caixa, eu vou usar para pagar todas as contas. Não estou desesperado. Eu estou, sim, agradecido de ter a companhia dos meus colaboradores e funcionários. Sem soberba, devo tudo aos meus funcionários e aos meus clientes. Estamos todos abraçados. A Rua Avanhandava não morreu. Ela só está adormecida e vai acordar já, já…”. É isso, amigos, exemplos espetaculares, histórias emocionantes, que passam a integrar os anais da grande pandemia de 2020/2021. Quando esses anais ou livros foram escritos. Uma lição definitiva sobre Branding, em momentos de crise. E um exemplo espetacular do que seja Narrativa, ou “Renarrativas”, em momentos de graves crises. Forte abraço, Walter, tamos juntos. Amamos São Paulo, amamos o Brasil, amamos você.
Negócio

Licença-paternidade, ou, de que mundo estão falando, onde moram essas pessoas…

Volta e meia nos surpreendemos, consultores da Madia, com manchetes do tipo, “cada vez mais empresas ampliam a licença-paternidade para até seis meses”. Levamos um susto. A realidade em que vivemos e investigamos todos os dias na maioria das empresas que contratam nossos serviços e em todas as demais que monitoramos para nos preservarmos atualizados, preparados e sensíveis enquanto consultores de empresas, a realidade, mais que diferente, é radicalmente diferente. Começa que os empregos estão terminando. A cada dia que passa mais empresas reduzem substancialmente o quadro fixo de seus funcionários, e passam a trabalhar cada vez mais e com uma maior intensidade com profissionais independentes, empreendedores autônomos, na chamada Sharing Economy. Economia por Compartilhamento. Não querem mais funcionários, e muito menos empregados. Querem e precisam de profissionais parceiros. Ou seja, se não existe emprego para esses profissionais empreendedores, não existe a tal licença-paternidade. Segundo, as poucas empresas onde ainda prevalecem em quantidade expressiva relações de trabalho convencional são nas chamadas empresas antigas, mais europeias que americanas ou asiáticas, e são minoria. Ou seja, licença-paternidade é a exceção da exceção. E nem bem chegou, em poucas empresas, já vai se despedindo pela simples razão que não existe mais o emprego. E aí, quando você lê a matéria, encontra como exemplo as mesmas empresas de sempre, como Volvo e Siemens, europeias, suecas, ou até mesmo algumas nacionais que adotam essa prática por curto período de tempo mesmo porque mais adiante terão que reconsiderar radicalmente. E aí, casais dão entrevistas, aparecem nas fotografias ao lado dos filhos, e todos os demais perdem tempo, e só os ingênuos alimentam o sonho impossível de que um dia, e para os que ainda conseguem manter-se empregados, isso venha a acontecer em suas empresas. Para 99,99% dos homens que ainda preservam seus empregos continua valendo o que prevê a legislação brasileira: cinco dias corridos a partir do nascimento do bebê… Tudo mais é delírio… E sempre tem um advogado de plantão nessas matérias para dizer que está mais que na hora de rever essa legislação, de dar mais dias de licença para os homens por ocasião da paternidade, ignorando ou fingindo ignorar que não é a licença-paternidade que é pouca para os que conseguem… É que a licença-paternidade brevemente será zero porque não existirão mais os empregos. Não se trata de ser contra ou a favor do sol, do vento, da chuva, da realidade… Apenas aprender e saber conviver com a realidade… Acorda, galera.
Negócio

Uma vez mais, a mesma bobagem de sempre: “teste às cegas”

Uma vez mais, e repetindo o que fez em anos anteriores, o Estadão, caderno Na Quarentena, foi atrás do melhor ovo de Páscoa 2022. E adotou como método a mesma bobagem que qualquer profissional minimamente competente, lúcido e esclarecido teria vergonha de utilizar. O tal do teste às cegas. Ou teste cego de ovos de Páscoa. Onde as pessoas, no caso, os jurados, sem saberem qual a marca, apenas comendo, ou “degustando” como gostam de dizer, escolhem aquele que, se ovo de páscoa não fosse ovo, se não tivesse embalagem, se não fosse exposto no ponto de venda, se não tivesse propaganda, se não tivesse o comentário das pessoas, ou seja, se não fosse nada, apenas um pedaço qualquer de chocolate, qual seria o melhor ovo de Páscoa… Socorro. Durante anos a revista Playboy fez essa bobagem elegendo o melhor uísque, vinho, champagne, vodca e outras bebidas mais, partindo do pressuposto que as pessoas adoram tomar vinho, por exemplo, escondidas, sem mais ninguém próximo, ou trancadas num quarto escuro, ou, com vendas nos olhos, sem segurar a garrafa nas mãos, sem ler o rótulo, sem esmerar-se na extração de uma rolha de cortiça de verdade, produzindo um mais que aguardado e familiar som… Socorro, novamente! A bobagem chamada de teste cego serve exclusivamente como um controle de qualidade dentro da fábrica, por degustadores especializados, e apenas para avaliar a textura, sabor e consistência da bebida, ou do ovo de Páscoa, e, ou de outros produtos. Mas, a bobagem, ou inutilidade, vai se sofisticando em decorrência dos limites impostos pela pandemia. E, assim, o Estadão teve que recorrer aos préstimos da Scuadra, empresa especializada no desenvolvimento de embalagens para os deliveries dos restaurantes, para criar uma embalagem que comportasse pedaços de ovos, que chegasse à casa dos jurados em perfeitas condições, garantindo consistência a bobagem… Ou seja, quebram os ovos e querem que cheguem com qualidade na casa dos jurados… Chamem a polícia, avaliaram um ovo sem formato de ovo e em pedaços… Teste cego do que quer que seja é uma bobagem infinita. Jamais tome decisões em sua empresa partindo do pressuposto que seu produto dirige-se exclusivamente as pessoas que por diferentes razões perderam a visão. A menos que você seja fabricante de bengalas, ou treinador de cães guia.
Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 25/05/2022

Segundo a McKinsey, a vida média das empresas que era de 58 anos há 6 décadas, hoje situe-se em 22 anos, menos da metade… Assim, e como ensinou AL RIES, “REINVENTAR-SE, OU, MORRER…”
Novo Brasil

Vídeo 12

Hoje um novo vídeo sobre um NOVO E MODERNO BRASIL que, mais que querer, precisamos construir urgente. O tema de hoje é o patético e lamentável VOO DE GALINHA. Onde constatamos que as tais agências reguladoras continuam não regulando nada.
Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 24/05/2022

Atendendo a pedidos, a diferença radical que existe entre “Eficiência e Eficácia”. Eficácia, sempre; Eficiência, jamais!
Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 21, 22 e 23/05/2022

No pós-pandemia, e como era de se esperar, formando-se uma NOVA CULTURA no tocante a modulação e dosimetria nos diferentes FORMATOS DE TRABALHO.
Blog do Madia

Diário de um Consultor de Empresas – 20/05/2022

A reabilitação de moléculas e princípios ativos suposta e exclusivamente do mal.. Agora, e para determinadas situações, beatificados. Como, o, Canabidiol…