A Justiça em nosso país é mais lenta que tartaruga cega e manca que, muitas vezes, e quando chega ao fim uma contenda, as partes, ou uma delas, nem mesmo se lembra mais da razão da briga.
No ano de 1993, Heloisa Assis – a Zica – empregada doméstica, casada, três filhos, decidiu abrir seu primeiro salão de beleza. O primeiro e início de sua empresa Beleza Natural.
Anos antes, e inconformada com seu cabelo, desistiu dos processos convencionais de alisamento, fez um curso de cabeleireira na paróquia da igreja da comunidade.
Terminado o curso decidiu criar um produto e método para pessoas que tinham o tal do “cabelo ruim” e estavam cansados dos alisamentos. Misturou as químicas, utilizando bacia e colher de pau, testava o resultado em seu próprio cabelo, perdeu muitos cabelos, ganhou alguns buracos no couro cabeludo, mas, e finalmente, chegou lá. Descobriu a fórmula.
O resto é história, Zica virou celebridade nacional e segue firme e forte com sua Beleza Natural, com 38 unidades e, uma fábrica em Bonsucesso, e um faturamento estimado de R$ 1,5 bi em 2020.
José Carlos Semenzato, começou adolescente a revelar sua veia empreendedora, vendendo coxinhas feitas pela mãe e para ajudar nas despesas da casa. Tinha 13 anos. Com 22 abriu seu primeiro negócio, a Microlins, convertendo-se, em poucos anos na maior rede de escolas profissionalizantes do País, com mais de 4 milhões de alunos.
Em 2003, com outros dois sócios fundou o Instituto Embelleze, e depois mais um negócio, outro negócio, e hoje é um dos reis do franchise em nosso país.
Em 2012 decidiu criar um novo negócio. A Beleza Pura, na cidade do Rio de Janeiro, o que determinou de imediato uma ação na justiça pela Beleza Natural de cópia grosseira do modelo de negócio, solicitando o fechamento da empresa mais indenização pela cópia e prejuízos causados.
Quase nove anos depois o processo chegou ao fim. A Justiça não deu provimento à reclamação da Beleza Natural alegando que no fundo, todos os salões de beleza são muito parecidos, e isso vem desde muitas décadas antes do nascimento da Beleza Natural…
Mesmo tendo recorrido, a empresa voltou a perder. Só que, e no meio do caminho, Semenzato e seus sócios preferiram direcionar seus investimentos para outros negócios, mais rentáveis e escaláveis, e desistiram da Beleza Pura…
É isso, amigos. A realidade da mais que injusta Justiça brasileira. Quando as questões chegam ao fim, e se chegam, muitas vezes as partes nem mesmo se lembram porque brigavam…
Mas, e por outro lado, uma importante lição. Para que a cópia se caracterize num negócio convencional, de longa tradição, é preciso que os traços de exclusividade, individualidade, nas diferentes dimensões, sejam o suficientemente únicos para caracterizar eventual cópia.
Caso contrário perda de tempo, energia e dinheiro.