Mesmo as pessoas que entendem e utilizam com consistência, relevância e eficácia, o pensamento e o ferramental do marketing – Em Verdade, a Ideologia da Empresa Moderna – volta e meia reincidem na prática antiga de tratar O Propulsor dos negócios, do sucesso e da sustentabilidade, como se fosse um truque, trambique, picaretagem; oco e vazio; um estelionato.

Em mãos a revista Wired Jan/Fev 2019, versão inglesa. Na capa a genial Stella McCartney. E lá vou eu todo entusiasmado com a matéria quando de repente, e em meio a uma conversa sobre meio ambiente, Stella sapeca a seguinte afirmação: I Get Frustated That 90 Percent Of Environmental Issues Mentioned In Fashion Are Marketing…

“Sempre me frustro, diz ela, que todas as vezes que se fala sobre meio ambiente na moda é apenas uma atitude promocional, é apenas marketing…”. Não tem jeito. É uma pena, é um absurdo, mas continuam tratando o marketing de forma equivocado e burra. E Stella, que é uma craque, não tinha o direito de expressar tamanha bobagem ou impropério.

Mas, e na distração, escapa…

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