Meses atrás, Fernando Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, concedeu entrevista a Lana Pinheiro, da revista Dinheiro, e entortou a cabeça de muitos…
De quase todos. Manifestou-se de forma definitiva e taxativa, “A solução para as questões climáticas não é acabar com os combustíveis fósseis, e sim, descarbonizar sua produção…”.
Segundo Fernando, “Estamos sofrendo um escrutínio global por uma confusão de conceitos.
Dentro do necessário processo de descarbonização da economia, há um entendimento errado de que é preciso acabar com o combustível fóssil. Pregam o fim da fonte, e não a solução do problema decorrente da emissão dos gases estufa.
Os fósseis representam 80% da matriz energética mundial e, pela representatividade, viraram alvo.
Assim, repito, a solução para as questões climáticas não é descarbonizar a cadeia.
Temos de capturar CO2, armazená-lo ou dar outra destinação, planejando uma transição energética de um modelo de alto para o de baixo carbono sem destruir valor econômico nem social…”.
Pouco provável, diante da altura e intensidade que alcançou a discussão, que agora a outra parte consiga ouvir as ponderações da Associação Brasileira do Carvão Mineral.
2 thoughts
Verdade!
Isso é uma forma muito inteligente de aproveitar todos os recursos pois se um processo Industrial produz gás carbônico da mesma forma esse gás carbônico pode ser recuperado para produzir outra coisa